Atendimento via Whatsapp

Toque para acessar

Proposta Pedaggica - Educao Infantil, Ensino Fundamental I e II e Cursos.

Concepção Filosófica e Pedagógica

O Instituto Lopes e Lopes pretende formar alunos ativos, críticos, reflexivos e cientes de seus valores.
Alunos em busca do melhor desempenho e capazes de se autogerenciar e preparados para colocar o conhecimento na prática e fazer a diferença em 4 pilares básicos preconizados pela UNESCO:

Portanto, não entendemos que a Escola deva ter uma única forma de linha pedagógica reduzindo em uma única concepção.

Pretendemos sim, destacar três pontos que a linha pedagógica deve garantir:

a) Trabalho Coletivo;

b) Construção e apropriação do Conhecimento;

c) Formação de uma consciência Crítica.

Trabalho Coletivo

É o envolvimento dos Alunos, Professores, Coordenação, Funcionários e Direção junto com a comunidade na condução de projetos, quer sejam culturais e pedagógicos garantindo um trabalho de solidariedade;

Construção e Apropriação do Conhecimento

O Educando não deve ser visto como um ser passivo que recebe conhecimento. Ele deve ser considerado como um agente participativo da construção do conhecimento, sempre com a orientação do professor. Além da Construção do Conhecimento que garanta uma educação social, a linha Pedagógica deve garantir ao educando a Apropriação do Conhecimento sistematizado pela humanidade.

Formação de uma Consciência Crítica

Garantir o Aluno como centro da educação, possibilitando a construção de uma consciência crítica sobre a sua situação histórica, criando condições para que o Aluno possa se transformar em um agente de transformação social.

Contextualização

O Instituto Lopes & Lopes oferta a Educação Básica nas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental ( I e II ).

Para o atendimento à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental a escola também oferece o Período Integral.

Ainda na sedimentação da formação das crianças e dos estudantes quanto ao suporte à integração família-escola a Escola reconhece e respeita as diferentes formas de organização das famílias e prioriza momentos de diálogo e escuta buscando em seu cotidiano estabelecer estreita comunicação fazendo uso, para tanto, de meios adequados.

Considerando que a capacidade de perceber, mediar e superar os diferentes desafios atuais e futuros é uma constante na vida das pessoas, o Instituto Lopes e Lopes preocupa-se em proporcionar vivências que instrumentalizem seus educandos a enfrentar os desafios cotidianos, de forma a priorizar a vida e a dignidade humana, acima de qualquer outra possibilidade e alternativa.

Nessa conjuntura a escola almeja dos egressos atuação ética, autônoma, versátil, inovadora, crítica e hábil na resolução de problemas, visando à qualidade da vida e considerando prioritária a condição humana.

As metas a seguir expostas edificam a concretude da realização dos objetivos da escola.

  • Desenvolver ações, projetos e programas que possibilitem o desenvolvimento de uma cultura organizacional que alcance novas competências educacionais e gerenciais
  • Adequar a estrutura física às demandas educacionais, à inovação e ao aperfeiçoamento intermitente do processo educacional
  • Desenvolver a gestão empreendedora
  • Consolidar a imagem de instituição educacional arrojada no incentivo à convivência família e Escola
  • Estabelecer e fortalecer parcerias para as novas realidades educacionais.
Imagem Grande
Compartilhe nas redes sociais