Atendimento via Whatsapp

Toque para acessar

Avaliao - Educao Infantil, Ensino Fundamental I e II e Cursos.

Avaliação


O Instituto Lopes a partir do seu Regimento baseado na LDB, segue o regime seriado em todos os níveis.

De maneira coerente com a proposta de trabalho e de formação integral do aluno, a avaliação é global, não se restringindo a um só momento, mas visando o resultado de todo um processo de trabalho bimestral desenvolvido com os alunos.

A avaliação dos alunos da Educação Infantil é feita por meio de registros diários da professora que, depois, são transformados em relatórios de acompanhamento do desempenho global da criança. A passagem de um nível para outro é automática, sendo que, no 1 ano, o aluno deverá observar o cumprimento de no mínimo 75% de frequência das aulas ministradas.

A partir do 1 ano do Ensino Fundamental até o 9 ano já adotamos uma avaliação mais formativa e criteriosa com avaliações mensais e bimestrais através de provas e simulados. Os alunos recebem um conceito em cada disciplina, em boletins bimestrais que são levados ao conhecimento das famílias em reuniões realizadas ao final de cada bimestre.

Diversos aspectos, tais como participação nos projetos, tarefas de casa, trabalhos desenvolvidos e resultados de provas, são considerados para compor o conceito de cada disciplina ao final do bimestre.

Reforços/Recuperações


Os alunos com resultado insatisfatório no bimestre podem contar com o apoio de aulas de reforço pedagógico para ajudá-los a sanar dificuldades, obtendo sucesso nas futuras avaliações. Os programas de apoio pedagógico aos alunos são:
- Reforço Pedagógico (1 ao 9 ano) acontece em horário pré-determinado, no contra período das aulas regulares.
- Plantão de Dúvidas (6 ano ao 9.o ano) durante todo o ano letivo, aberto aos alunos para que frequentem por vontade própria ou indicação dos professores.
- Aulas de Recuperação Paralela (6 ano ao 9.o ano) aulas ministradas pelos professores das próprias disciplinas durante as semanas que antecedem as provas de recuperação.

Recuperação Final


Ao término do ano letivo, no caso do 1 ao 9 ano do Ensino Fundamental os alunos podem ser submetidos a uma Recuperação Final caso não tenham conseguido recuperar os conceitos insatisfatórios.
A Recuperação Final, seguida por provas, só pode ser aplicada no máximo a três disciplinas.

Imagem Grande
Compartilhe nas redes sociais